sábado, 2 de fevereiro de 2008

Diante da urna

Estamos em 2008, ano de eleições municipais aqui no Brasil, mais política vem por ai. Em Outubro, milhões de pessoas vão se dirigir às urnas para tentar escolher os melhores candidatos possíveis para a cidade, o que, dada a atual conjuntura, está se tornando uma obrigação cada vez mais difícil de se realizar. Por que é tão complicado?

Bem, porque é impossível falar de política no Brasil sem pensar em corrupção, em políticos desonestos, em desvio de dinheiro público, e muitos outros problemas, falando não apenas em nível municipal mas sim nacional, e fica uma missão difícil para o eleitor tentar votar em alguém.

É tanta falcatrua, tanta roubalheira, tanta corrupção, que é fácil de acreditar que tudo isso são os requisitos para se tornar um político, sem contar o cinismo e a falsa ignorância, e ainda o governo libera propagadas dizendo “Você escolheu seu candidato, é você lá de olho nele”, ou então “Jovem você tem o poder de mudar o mundo, tire o seu título de eleitor”, ou algo parecido, isso é ridículo, já estamos cansados de saber que não acontece nada, nenhum tipo de punição mesmo com a gente de olho em cima.

Não, pensando melhor, votar não um dever difícil, é realmente impossível, e o que mais irrita é a cara-de-pau, sempre na época das eleições os candidatos estão lá, exibindo seu falso sorriso amarelo e aquela falsa energia renovada, sempre prontos para resolver os problemas, como se isso fosse verdade, pegam crianças no colo, acenam para as pessoas, é uma pura falsidade de campanha, é tudo um prelúdio de quatro anos, em alguns lugares, inúteis e de regresso. Aqui onde eu moro acontece mais ou menos assim.

É impossível. Tentar escolher um candidato é cansativo e acaba sendo em vão, parece que nenhum faz por merecer, decididamente é impossível. Mas não temos meio de escapar, talvez anulando os votos, tantos dizem que o voto é um direito, e esses mesmos afirmam que se anulamos estamos desperdiçando esse privilégio, mas eu não acredito nisso, se é um direito fazemos dele o que quiser ou que acharmos melhor, e anular é , muitas vezes, uma saída ou a melhor escolha.

Mesmo assim não podemos deixar esse assunto de lado e desistir, ainda é preciso continuar de olho nos eleitos e tentar exigir alguma coisa melhor.




Bruno Oliveira

19 comentários:

Anônimo disse...

precisam deixar o trabalho desses caras um pouco mais chato pra eliminar os fanfarrões e deixar os profissionais! por exemplo, muitos PM's são corruptos mas os policiais do BOPE que comem até fezes durante o treinamento saem de lá com tanta raiva e fazem tudo pra honrar o uniforme pra fazer valer a pena toda a humilhação que passaram... deveriamos torturar esses politicos sabe? vamos pensar em algo criativo.. hehehe

beijos!

Fernando Ramos disse...

Olá, Bruno!

Sou completamente contrário a apologia ao voto nulo que fizeste. Cara, como você disse, é difícil acreditar em político, mas isso não acontece só aqui. No mundo inteiro políticos são assim. Então por favor, falemos globalizadamente, porque esse negócio de sentar o pau em tudo que é do Brasil, apenas por ser do Brasil, não cola mais.

Vivemos em um país na qual sua colonização foi errada, não foi com ideal de construção de um novo lugar pra se viver, mas com intuito único e exclusivo de exploração. E por conta disso, dizem que no Brasil todo mundo tem preço, afinal, a falha de caráter já está arraigado.

Mas peço pra que ao invés de votar nulo, você olhe bem. Tenho certeza que irá encontrar um bom político. Mas isso não irás encontrar assistindo ao telejornal das oito ou comprando a Veja. Tem que pesquisar, tem que conversar com quem entende do assunto e por aí vai.

Bom, como eu falei, realmente, como brasileiro, fico muito decepcionado quando vejo um político cujo acreditava, fazer uma lambança. Realmente desanima. Mas não é por isso que se deve desistir. Desistir do seu direito a voto é dar o braço a torcer de que nunca iremos mudar essa lama que existe e sempre existirá, não importando a cor da bandeira ou a legenda do partido.

Como publicitário, afirmo que a campanha da tevê é de alerta. Cara, se você que votou não ficar de olho, quem vai? Como você poderá pregar um juizo de valor se não procura saber das bem-feitorias ou mal-feitorias que seu candidato fez? Aliás, faça uma pesquisa: pergunte pra mei-dúzia das pessoas que conhece e que reclamam e reclamam de corrupção se eles lembram em quem votaram na eleição passada. Mas digo todos: deputado federal, estadual, prefeito, senador, presidente, vereador... Francamente, duvido que lembrem.

Cara, está na hora de largar o pensamento de classe média que grande parte da população tem. Não sabe o que é, mas está reclamando. E com razão, afinal, parte do nosso suado dinheiro vai para os cofres públicos. Mas é que, vamos fazer bravata do que realmente é tangente a nós. Pô, tô cansado de ver o cara reclamar que só tem ladrão, mas na hora de votar, nem procurou saber quem era o cidadão. E aí, depois de eleito, aquele cara que você elegeu tá fazendo merda atrás de merda.

É quase uma vertente do voto de cabresto. A diferença é que, os humildes e carentes não tiveram estudo. E óbvio, vão votar em quem der uma cesta-básica, pois não comem há um bom tempo. Não tiro a razão deles. Agora, putz, e quem igual a eles é estudado, bem alimentado, informado, mas vota nos mesmos coronéis? Não é estranho?

Acho que o voto obrigatório é que está errado. Mas também não se pode deixar votar só quem é estudado, pois está comprovado que muitos não votam pensando no todo, e sim, na categoria. Se você é professor, vai votar no prefeito que der melhor condições pra educação ou aquele que no seu plano de governo também contemplar a educação?

Aliás, pra falar a verdade, a melhor forma de mudar isso tudo é a educação. Ela é a única saída pra todos que votam sem pensar, pra acabar com a alienação e dar um futuro melhor pro país.

Então, pra terminar, cara, não incentive ninguém a votar nulo. Se a pessoa o queiser fazer, deixe que ela faça, mas o desejável é pesquisar sobre os políticos a fundo. Tem muita gente boa no país que merece destaque e só não teve oportunidade.

Parabéns pelo texto polêmico. Abraços!

P.S.: caso queira de fato anular o voto, vote nulo, e não em branco. Na segunda opção os votos brancos vão para o candidato que no final tiver mais votos.

Gabrielle disse...

Gostei do post. Esse ano, vou participar da minha primeira eleição e já ando bem...preocupada. Não acho que anular o voto seja a melhor opção, até porque, damos chance para aqueles que votam nos políticos corruptos. Acho que o que temos a fazer é pensar muito bem antes de escolher um canditado, não se deixar levar por algumas palavras bonitas, não se vender (e muita gente faz iss), avaliar cada proposta, enfim, muita coisa mesmo. Não dá pra sair votando em qualquer um não.
Já aconteceu fatos bem bizarros na minha cidade. Um veriador que fez do horário político um programa de humor levou mais de 4 mil votos, com frases do tipo "tenho micose no pé, na minha casa falta papel higiênio, conto com o seu voto para resolver os meus problemas". Resultado: o cara tá lá só enchendo linguiça e ainda fez um exorcismo na câmara, que saiu em jornais de todo o país.

Pode?

Beijo! E espero sua visita no meu blog!

Kari disse...

Eu acho que, o maior erro é dizer que "votar é um direito", afinal, se fosse realmente um direito, o voto não seria obrigatório.
E essa obrigatoriedade faz com que nos perguntemos, afinal, o que é democracia??? Não seria democrático termos o direito de escolher se queremos ou não sair de casa???????
Eu penso que sim...

Mas, já que temos que votar, ou deixamos de ser cidadãos... Então que votemos com conciência. Conciência de que votar em alguém que valha a pena, é impossível...

Beijos

Rodrigo Dias disse...

Política é uma merda. Trabalhei três anos e meio junto dessa gente e é foda.

O problema, em si, não é o pré-requisito para ser político. Alguns dos que se candidatam são responsáveis e nem um pouco corrupto. Mas a merda é que não existe um limite de candidatos por partido.

Para se ter uma idéia, teve um partido aqui no RS que teve mais de 60 candidatos à deputado estadual. Sessenta. Lógico que venceram aqueles que todos já viram, mesmo sabendo que são corruptos.

Também falta conscientização das pessoas, mas essa é uma questão que cabe a nós, e não aos políticos.

Não podemos esquecer, também, que os que estão lá são os reflexos da sociedade. Só existe corrupção porque nós somos coniventes com isso.

Bem, estou me alongando demais, mas mais pertdo das eleições escreverei uma crônica sobre isso.

Um grande abraço.

O Sibarita disse...

Meus Camaradas! Mais um belo texto em que nos leva a reflexões sobre a politicagem no Brasil!

Olhe, não podemos perder a esperança, o que eles (os maus politicos) querem é isso que percamos a esperança.

Não devemos se quer pensar em votar em branco quanto mais deixar de votar, o anular o voto é uma expressão legítima da inconformidade com tudo que está ai, porém, eu jamais anularia um voto meu ou votaria em branco, acho, que temos mesmo é de votar, sei que é dificil encontrar um bom politíco.

O pagamento pela democracia é isso a arte também de engolir sapos, (Os maus politicos e asseclas) porém, percebo que tem melhorado de alguma forma quando chega até a nós os escandalos coisa impensável no governo FHC que entregou o pais.

Enquanto, tivermos um povo analfabeto de todas as formas e, principalmente politicamente teremos sempre os maus politicos.

A questão que me preocupa é que maioria dos jovens não estão nem ai para o engajamento politico, seja por falta de informações (pouco se lê nesse pais, aliás, vocês já falam nesse assunto em outro texto)ou por falta de interesse mesmo, ao que eles os jovens dizem são todos ladrões.

Na minha época o engajamento politico dos jovens levou esse pais a uma contra-revolução (Os militares dizem que foi uma revolução)em 1964. Eu, jovem estudante, pobre, preto e da periferia fui para as ruas quando fecharam os grêmios estudantis e os DCE's. Ou seja, participamos para mostrar o nosso descontentamento... etc, etc...

Hoje, não vemos mais isso, o que vemos são jovens se preocupando cada vez mais em dizer que são universitários, sim são, mas, e o engajamento politico para fazer desse pais uma grande nação, cadê?

O que os jovens querem na sua maioria é curtir, fazer carnaval e por ai vai. O que se passa com o seu pais e o seu futuro na visão deles a Deus pertence!

É isso... Temos que votar sim, com certeza!

A vocês dois que pelas fotos são jovens, confesso, que me é gratificante saber que estão preocupados com um Brasil melhor e que estão dando sua colaboração quando colocam aqui textos reflexivos, entendo, que muitos nem percebem a profunidade dos seus própositos, dos seus textos, é por isso que digo que nem tudo está perdido! No final do túnel uma luz...

Muitos devem achar que este blogue é apenas um blog como tantos outros, mas, não é bem assim... Este blog tem muito haver com a inquietude do meu tempo de jovem que nos levaram como disse acima as ruas de todo o pais!

O diferencial é que naquela época a maioria dos jovens apesar das poucas informações que nos chegavam estávamos ligados no que se passava em Brasilia, em São Paulo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, hoje, os jovens apesar de toda gama de informações existentes estão mais ligados, antenados em coisas menores que o seu próprio futuro e o da Nação.

Voltemos sim!

abraços,
O Sibarita

Anônimo disse...

Fala cabicera. uahuahuah
Bem, não concordo com a sua posição, mas tenho que aceita-la porque votar é um assunto muito complicado.
Pensando melhor, como você mesmo diz(generalizando). ''Todos os políticos são corruptos, desonestos, etc''. Não seria melhor deixar as preocupações e escolher aquele em que você acredita que será o ''menos pior'' no poder?
Acredito que nem todos os canditados são corrutos como você coloca em seu texto, porém como votar é um ''DIREITO e um DEVER'' o importante é tentar eleger aquele canditado em que se acredita que pode levar a cidade ou país a um desenvolvimento economico, social, entre outros deveres do eleito.
Afinal, se todos os políticos fossem assim como você diz onde estaria nosso país?
Não querendo defender ninguem, porque são vários os casos de corrupção.
É... Acho que escrevi o que penso, mais se você prefere deixa que seu voto não interfira no futuro da sua cidade/país eu não posso fazer nada, é um direito seu.
Flw ai cabicera. até +. Precisamos nos falar mais !! Abraços

Anônimo disse...

Enfim... Prazer em conhecer!
Espaço legal, textos legais e inteligentíssimos... gostei.
Sempre passarei por aqui deixando um comentário e recebendo novas opiniões e informações que aqui são prestadas.
Parabéns pela união perfeita.
Wagner.

Gabrielle disse...

Huhauhuahuhaha, capaz que vou esquecer de vocês :D
Fiéis leitores (ah, eu também sou uma fiel leitora daqui).

Tem post novo lá. Ah, aproveitasse o carnaval? Beijo!

Bruno Oliveira / Paulo Fernando disse...

Legal!!!
Valeu mesmo pelos comentários, já esperava toda essa polêmica.

Uma coisa: quando eu falei dos requisitos eu quis dizer, mesmo que o político seja BOM, eu sei que pareceu que eu não acredito nesse tipo de político, mas ainda tenho a esperança, mesmo analisando cada candidato mais profundamente, nós percebemos alguma qualidade, o problema vem depois que ele entra no governo e acaba certamente se corrompendo, ai aparecem essas características ruins, por isso eu acredito sim que todos os políticos são corruptos, todos mesmo, pode ser que enquanto sejam candidatos não, mas vai por ai.

Ah, sobre a obrigatoriedade do voto eu acabei esquecendo de falar alguma coisa sobre isso no texto, mas eu concordo com o que a Kari disse lá em cima, e então eu penso cada vez mais que o voto acaba sendo uma coisa vã, não é uma escolha, somos obrigados e ainda TODA a responsabilidade cai em cima do eleitor, "você é responsável pelo país que somos" (da propaganda), os governantes estão no poder por nossa "culpa", se acontece alguma coisa, fomos nós que escolhemos os representantes, e pensando assim parece que não podemos reclamar, não podemos exigir, e ai dizem pra ficarmos de olho, como se resolvesse alguma coisa.

Não pensem que eu quero ferrar com tudo (aqui no Brasil, eu sei que o problema é global, mas é aqui que moramos), eu espero ver a situação do nosso país melhorar, de verdade, as vezes eu posso parecer radical, mas eu ainda consigo enxergar a melhora, as característica boas do Brasil, é por isso que procuro.

Mais uma vez valeu pessoal,
obrigado

Bruno Oliveira

Roberta A. Mondadori disse...

Eleições? Quando leio ou ouço essa palavra logo penso “Merda! 18 anos, terei que tirar o título!” Exigir mudanças é quase impossível, depois que foi eleito, é só coçar e relaxar arrependa-se quem quiser.

Acho ridículo o fato de termos de ser praticamente obrigados a votar... se somos livres para tantas escolhas, porque não livres também para decidir se queremos ou não participar de eventos como esse? Mas se for votar, vote com consciência. Vote naquele que tenha idéias parecidas com as suas e não vá “na onda” da maioria.


Desculpe-me pela ausência, beijos e até breve!

Fashionista Butterfly disse...

Pra falar a verdade não sou a favor de anular o voto, mas decididamente não acho que a "linhagem" do político esteja em nossas mãos também!

Desde alguns anos atrás tento achar uma "filosofia pessoal" em relação à política, mas nunca consegui! Esse ano faço 16 anos, mas ainda bem que faço aniversário só depois do fim de prazo para títulos eleitorais, porque não saberia em quem votar.

Gostei muito do seu blog também, e obrigada pelos elogios ao meu blog.

Beijo.

Anônimo disse...

essa e a hora d emudar...pq mudar e necessario....pois nunk podemos pesistir em uma mesma ideia inprodutivel,...e as veses bem inutil....

otimo...sua conciencia esta 1000...estamos ai para fazer a diferença e por favor pessoal

VOTEM CONCIENTES PARA MUDARMOS ESSE BRASIL...PA A GANANCIA...JA MATOU MTOS DA GERASAUM 2000

Tks

Luiz Guilherme By Lg7

Liz / Falando de tudo! disse...

Bonjour,
Dei so uma olhadinha por aqui, mas logo de cara gostei muito do teu cantinho. Te convido a ir conhecer o meu!
Pode deixar que eu volto pra dar uma olhadona!

Fernando Ramos disse...

Só passando pra avisar que tem conto novo na Coluna, meus queridos! Hehehe.

Abraços!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Meu, concordo com você em quase tudo que disse. Sim, sempre haverão falcatruas, robalheiras...
Mas se nós, os futuros eleitores, "desistirmos" da política no nosso país... Quem é que vai leva-la pra frente? Se nós, como disse antes: os futuros eleitores, não participarmos (quer dizer, ir as câmaras, conhecer melhor os objetivos dos nossos deputados, senadores, governador e presidente... Quem vai?
Temos que mostrar o que precisamos e o que a nossa cidade/estado/pais precisa
:)

Abraços

Leleski disse...

Pô, não fala um negócio desses. Eu tô mó empolgada porque vou votar pela primeira vez este ano! xD

Tá, concordo com várias partes do texto, só que eu fui criada desde pequenina para este momento. Sou filha de um capitalista com uma revolucionária comunista. Sempre me criaram com o direito de seguir o caminho político que quisesse, desde que seguisse algum.

É importante demais para eu me deixar abalar. Talvez o melhor voto seja o nulo, mas será um voto. ;]

Kari disse...

Paulo,
Obrigada mesmo por visitar sempre o meu blog. Fico muito feliz.
E, desde que descobri esse blog de vocês, vivo entrando pra ver se tem algo novo... Ah! E estou triste por não ter, viu?
Mas eu aguardo pacientemente, pois sei que, quando atualizar, tem coisa boa!!!!!!

Beijos